A co-infecção entre a tuberculose e o HIV foi tema do 26º Seminário Técnico Cientifico entre Brasil-França que aconteceu em Recife (PE). O evento é o resultado de uma parceria entre o governo brasileiro e francês. A ABIA foi uma das instituições convidadas a acompanhar os debates no encontro. “A Tuberculose é a maior causa de morte das pessoas vivendo com o HIV e a AIDS, principalmente as mais pobres”, lembrou Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA.
O encontro abordou questões relacionadas ao tratamento clinico desta coinfecção assim como as condições sociais e econômicas que impactam em sua disseminação. Ainda de acordo com Terto Jr, também foram discutidas a situação especifica dessa co-infecção na região da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa e entre detentos no sistema prisional brasileiro, onde as condições de tratamento e diagnostico são muito difíceis.
“Foi um encontro importante já que a França é um país que possui mais recursos, as condições de tratamento e prevenção são melhores. Enquanto no Brasil, a situação é muito grave”, concluiu o vice-presidente da ABIA.