Richard Parker e Veriano Terto Jr., respectivamente, diretor-presidente e vice-presidente da ABIA são co-autores do artigo “Pela urgente e definitiva inclusão dos campos de identidade de gênero e orientação sexual nos sistemas de informação em saúde no SUS: o que podemos aprender com o surto de monkeypox?”.
Além dos diretores da ABIA, assinam o artigo os pesquisadores Daniel Canavese de Oliveira, Maurício Polidoro, Marcos Claudio Signorelli e Rodrigo Otávio Moretti-Pires. O texto foi publicado originalmente no site da Revista Abrasco e também se encontra disponível na plataforma Scielo (Leia aqui).
Segundo os autores, o documento oferece um posicionamento para a comunidade científica e a sociedade civil em relação “ao desafio imposto à vigilância e as ações em saúde no Brasil sobe a monkeypox”. “Apresentamos pontos e encaminhamentos que podem auxiliar nos aprendizados e avanços a partir do atual cenário. Um deles é a elaboração de estratégias de comunicação sobre a monkeypox que não promovam ou reforcem o estigma e a desinformação”, comentou Parker.