“Queime essas roupas de mulher!”, “Você é um desgosto para a família!” ou “A vaga foi preenchida!” são algumas das frases comuns ouvidas por jovens entre 19 e 26 anos que participaram do filme “Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios”, de Vagner de Almeida, lançado nesta segunda-feira (21/03), no Rio de Janeiro. As frases mostram os preconceitos, discriminações e estigmas enfrentados dentro e fora da família.
Com depoimentos originais de jovens gays, lésbicas, negros, travestis, heterossexuais, soropositivos e outros, o filme revela como a AIDS pode cruzar com outras formas de exclusão na sociedade. “O filme cumpre muito bem este papel. Queríamos trazer de volta o tema da AIDS e como ela tem sido, de fato, experimentada entre os jovens, ou seja, na sua realidade vivida”, afirmou o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker.
Os jovens que participaram da mesa após a exibição do filme no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ) concordam com Parker. “Vagner de Almeida trabalhou muito bem a interseccionalidade de gênero, raça, classe e outros. Também foi um mérito ter ouvido jovens da Baixada Fluminense e conseguir mostrar a vivencia de cada um”, afirmou Lucas Pinheiro.
Desafios
O jovem Reinaldo Ribeiro também elogiou o resultado do trabalho. “Estou maravilhado. O documentário ficou muito didático e isso é muito bom”. Já Wagner Moreira destacou a importância de mostrá-lo em outros espaços. “Vamos fazer uma exibição na Praça em Mesquita onde moro, na Baixada Fluminense, e vai ser um passo relevante para mostrar a realidade e acabar com o preconceito”, avaliou.
Jean Pierry de Oliveira ressaltou o papel do documentário ao tocar em assuntos invisíveis para a sociedade. “Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios vem elucidar algo ainda desconhecido no dia a dia para a maioria das pessoas”, afirmou. Já o diretor do filme destacou o poder do audiovisual em multiplicar informações. “A lei da multiplicação é a mais importante no universo do HIV e da AIDS. É sempre um desafio montar uma história e fico muito feliz com a boa receptividade deste trabalho”, afirmou Almeida.
O lançamento de “Jovens, Cidadãos Brasileiros e seus Desafios” contou com a presença de cerca de 50 pessoas no auditório do CCBB/RJ. O filme é mais uma atividade do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre os Jovens/ABIA, com o apoio da M.A.C. AIDS Fund.