ABIA lamenta profundamente a morte do professor associado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) Rubem Araújo de Mattos, ocorrida na última sexta-feira, 25/12. Mattos era membro do Conselho Curador da ABIA há décadas e durante anos apoiou a instituição na defesa de valores fundamentais como a solidariedade e o direito à saúde.
“Mattos era defensor incansável do SUS e nos deixa um legado importante em suas reflexões sobre o conceito e a prática da integralidade na saúde coletiva, além de ter desenvolvido um trabalho importante sobre as racionalidades das agências internacionais, como o Banco Mundial, no campo da saúde. Lamentamos profundamente por esta perda”, afirmou o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker.
Graduado em Medicina na UERJ, em 1981, Rubem Araújo de Mattos seguiu carreira acadêmica na mesma universidade, tornando-se mestre em Medicina, na Área de Concentração Medicina Social (1988), e doutor em Saúde Coletiva (2000). Era professor do IMS/UERJ desde 1985, e foi diretor do instituto de 2004 a 2007. Atuou também como médico do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), sendo designado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu de 1982 a 1990.
ABIA expressa imenso pesar e se solidariza com familiares, amigos, alunos e demais parceiros na sua brilhante jornada como médico e acadêmico.
Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2020
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS