Do total de 145 municípios prioritários para o controle da AIDS no estado de São Paulo, 40 foram selecionados para implementar a PrEP no segundo semestre de 2018. A informação é da Agência de Notícias da AIDS. De acordo com a agência, em julho de 2018, o Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo deu início à segunda onda de implantação da PrEP no estado. A ação faz parte da política nacional de adoção de estratégias combinadas de prevenção ao HIV voltadas a populações mais vulneráveis.
O estado de São Paulo iniciou a implantação da PrEP em janeiro de 2018 em 14 serviços de 7 municípios. No primeiro semestre de 2018 foram atendidas 2.138 pessoas vulneráveis ao HIV candidatas à PrEP, resultando em 4.560 dispensações destinadas à prevenção da infecção pelo HIV.
Os municípios selecionados aderiram espontaneamente à implantação da PrEP, e planejam iniciar a oferta da profilaxia ainda neste semestre. “Com a expansão estimamos ampliar o acesso à PrEP e chegar a 8 mil pessoas atendidas até dezembro de 2018”, declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/AIDS-SP.
Fonte: Agência de Notícias da AIDS