Estudantes do ensino médio na Escola Estadual Antônio Figueira de Almeida (AFA), em Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ) assistiram o documentário “Jovens, Cidadãos, Brasileiros e seus Desafios” . Dirigido por Vagner de Almeida e produzido pela ABIA, a obra conta diferentes histórias a partir das perspectivas de diversos jovens periféricos, LGBTs ou não. Após a exibição, aconteceu o cine-debate com os jovens sobre gênero, sexualidade, sexo, HIV/AIDS, prevenção, diversidade sexual, suicídio e outros temas.
Durante o debate, a diretora da escola manifestou apoio à ação. “Apesar de a realidade de muitos jovens dali (do filme) não ser uma realidade universal para outros jovens, não podemos esquecer que estamos numa sociedade plural. Então não podemos discriminar o outro por ser gay, por exemplo, só porque eu sou heterossexual” afirmou Patrícia, diretora da escola.
O coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos da ABIA, Vagner de Almeida, reconheceu a importância da parceria. “Ouvir isso da direção da escola é muito importante porque eu conheço jovens do mundo inteiro: do Rio de Janeiro a outras partes do planeta, como o continente africano, os EUA e a Oceania, por exemplo. Essa exclusão apontada no filme é a realidade estrutural de muitos. E só vocês podem mudar para melhor ou para pior tudo isso”, afirmou Almeida