Qual o termômetro entre a felicidade e o medo para as pessoas recém diagnosticadas com o HIV e AIDS? A Roda de Conversa Felicidade e Medo na Era da AIDS, que acontece nesta sexta-feira (15/01), às 18h30 na sede da ABIA, se propõe a tratar o assunto com delicadeza e seriedade. O objetivo é promover a troca de experiências entre os recém diagnosticados/as e os/as que vivem e convivem com o HIV e a AIDS nos últimos 30 anos.
“Neste momento em que vivemos, debater o medo que consome as pessoas após o diagnóstico positivo e entender como esse sentimento as impede de desfrutar da felicidade, sobretudo, para os/as recém diagnosticados, é algo relevante e necessário”, explica Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade, Saúde e Direitos entre os Jovens e idealizador do debate.
De acordo com ele, a escolha do tema se deu a partir de conversas e relatos durante as participações nos encontros das Redes de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS. Outra fonte de consulta tem sido as muitas histórias ouvidas e/ou vivenciadas ao longo destes 30 anos de epidemia. Segundo Almeida, “o propósito é que esse espaço seja um ambiente coletivo positivo de fala e escuta”.
A Roda de Conversa Felicidade e Medo na Era da AIDS será a primeira ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em 2016.