Cerca de 25 pessoas participaram da reunião extraordinária do Fórum de ONGs AIDS realizada na sede da ABIA. O objetivo foi avaliar os acontecimentos do 21º Encontro Nacional de ONG´s, Redes e Movimentos de Luta contra a AIDS (ENONG), o “ECOS do ENONG”.
O encontro reuniu membros do Forum de ONGs AIDS do Rio de Janeiro e da nova coordenação nacional da Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS (ANAIDS). Por decisão do ENONG, a ANAIDS deixa de ser uma secretaria nacional e volta ao formato anterior, quando foi criada em 2013 – com a coordenação representada pelos cinco fóruns regionais (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul).
De acordo com Vagner de Almeida – coordenador do Projeto de Diversidade Sexual e Direitos e que representou a ABIA no encontro – os participantes fizeram uma avaliação crítica do ENONG e sobre a perda do protagonismo da AIDS nas agendas governamentais. “Também abordamos sobre o próximo ENONG que será realizado no RJ em Duque de Caxias. As instituições responsáveis pelo encontro serão a AMIRES, AMEPA e o Pela Vidda Niterói. E, claro, contarão com a ajuda de todos”, explicou Almeida.
Além desta agenda, Almeida também representou a ABIA na reunião para a discussão do Projeto de Lei que dispõe sobre o vale social para pessoas vivendo com HIV e AIDS (PL 4265/2018). O coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA também participou, ao lado de Veriano Terto Jr, vice-presidente da instituição, da comemoração dos 33 anos do Grupo Pela Vidda-RJ. Na ocasião, Terto Jr. relembrou que o Grupo Pela Vidda-RJ foi criado na ABIA e destacou a trajetória de parceria e amizade com o fundador Herbert Daniel e Claudio Mesquita.