Mais um Cine-debate foi organizado no Rio de Janeiro para exibição do documentário “Gênero sob Ataque”, do peruano Jeronimo Centurión. Desta vez, o palco foi a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e foi organizada pelo Grupo de Pesquisa Subjetividades e Instituições em Dobras (GPSID-UERJ). O evento aconteceu em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros (Degenera/UERJ) e o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês), secretariado pela ABIA.
O filme revela as dimensões territoriais, ideológicas e políticas por trás dos movimentos conservadores na região da América Latina, demonstrando que as ações realizadas pelas forças antigeneros não são eventos isolados, mas correspondem a um trabalho coordenado na região. Além de Corrêa, participaram do debate a psicóloga e pesquisadora Anna Paula Uziel (GPSID/UERJ), Cris Serra do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e a coordenadora do Degenera, Amanna Mattos. Uma das características do filme é registrar os últimos acontecimentos que tem abalado países como Brasil, Costa Rica, Peru e Colombia, no momento em que se desenrolam.
“O filme foi motivado por um sentimento de espanto e estarrecimento frente às monstruosidades que iam surgindo ao redor e às quais não estávamos dando a devida atenção. O documentário foi produzido rapidamente, pois o CLACAI e as pessoas envolvidas, identificaram que havia algo relevante que não estávamos percebendo e que estava globalmente articulado”, contou a co-coordenadora do SPW, Sonia Corrêa. Novas exibições deverão ser agendadas em breve.