A ABIA participa, em janeiro, da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho em HIV, AIDS e outras IST em 2017, organizada pelo Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. A reunião acontece em 17 e 18/01, em Brasília, com especialistas e representantes das organizações da sociedade civil. A ABIA é uma das organizações que integra o GT.
Retomado em agosto do ano passado, o grupo – que esteve paralisado desde 2012 – tem por objetivo avaliar as intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais para a Prevenção no país, além de debater sobre a Prevenção Combinada, entre outros temas prioritários no campo.
De acordo com Veriano Terto Jr., que representa a ABIA, a retomada do GT recupera o aspecto intersetorial e interdisciplinar da resposta à epidemia da AIDS no Brasil. E ainda resgata o diálogo com a sociedade civil. “É uma forma de reforçar, no momento atual, alguns espaços de democracia dentro do âmbito governamental”, afirma.
Na reunião, além de dar continuidade ao debate sobre os temas estratégicos, o grupo irá fazer uma avaliação sobre a bem-sucedida Campanha de Prevenção, lançada pelo Ministério da Saúde, em dezembro, que abordou sobre a Prevenção Combinada.