O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela ABIA, participou do Global Summit on Intellectual Property and Access to Medicines: Pathways to Access, no Marrocos, promovido pelo consórcio Make Medicnes Affordable (MMA), do qual o grupo faz parte. O objetivo do encontro foi debater o futuro do movimento com foco no acesso a medicamentos no mundo. Na ocasião, a instituição foi representada por Pedro Villardi e Felipe de Carvalho – ambos representantes da ABIA na coordenação do GTPI – e por Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas entre especialistas, ativistas, pesquisadores e representantes dos Ministérios da Saúde – sobretudo de países em desenvolvimento. Terto Jr. participou da mesa de abertura e abordou sobre os desafios do ativismo e as tendências globais nas questões governamentais e políticas, além dos desafios internos e externos do movimento social.
Segundo ele, o evento permitiu a proposição de ideias dentro do campo do acesso a medicamentos no mundo. “Foi possível a troca de experiências nas temáticas de oposição das patentes, abusos de empresas farmacêuticas multinacionais e acesso a medicamentos e direitos humanos, o que tornou o encontro ainda mais proveitoso”, avaliou Terto Jr. Os debates também incluíram questões que envolvem licença compulsória e litigio.