O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) – coordenado pela ABIA; as Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM Brasil) e o Movimento pela Saúde dos Povos – Brasil organizaram a etapa preparatória virtual para a Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde, cujo tema foi “Conhecimento livre para uma saúde democrática e popular”.
A live reuniu pessoas de todo o país. O intuito foi debater sobre a importância do conhecimento livre para uma saúde democrática e popular. Na ocasião, o GTPI foi representado pela assistente de projetos, Suzana van der Ploeg.
Foram elaboradas 14 propostas relacionadas ao eixo temático sobre “Saúde e Desenvolvimento” da Conferência Livre. Dentre as propostas sugeridas estão ações para a retomada da Anuência Prévia da Anvisa para a concessão de patentes em saúde, a criação de um banco de dados público que promova a transparência da propriedade intelectual relativa à área e o fomento de cursos de capacitação sobre a importância do domínio público para o fortalecimento do SUS.
Assista a live completa aqui