O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela ABIA, organizou a mesa “Acesso Universal a Tratamentos e Vacinas: o papel da sociedade civil e suas lutas atuais” durante o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2022 (Abrascão), realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). O encontro é considerado um dos mais importantes fóruns científicos da área do mundo.
Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA, iniciou o debate revelando o papel central da sociedade civil nas diferentes etapas na luta contra a AIDS no Brasil. Já Felipe de Carvalho, que representa a ABIA na coordenação do GTPI, contou como foi a mobilização do GTPI no Congresso durante a pandemia da Covid-19 para a melhoria da lei de patentes e as ações estratégicas do grupo nas votações decisivas que ocorreram no Senado e na Câmara dos Deputados.
A mesa contou ainda com as participações de Susana Ploeg (GTPI) e Marcos Falcão, representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC). De acordo com o GTPI, a ideia foi mostrar o papel da sociedade civil na geração de informação e mobilização. “A sociedade civil tem sido protagonista nos momentos de fazer pressão política. Ter uma atividade proposta só pela sociedade civil num evento como este da ABRASCO, onde se discute os desafios e os avanços da saúde pública no país, foi muito importante”, avaliou o grupo.