O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela ABIA, organizou um workshop sobre a situação de registro, processos de patenteamento e preços do Truvada — medicamento usado na Profilaxia Pré-Exposição para prevenir a infecção pelo vírus HIV — na América Latina. A oficina, que aconteceu no Scorial Hotel, localizado no Flamengo (RJ), foi realizada em parceria com pesquisadores do Projeto para Implementação da Profilaxia Pré-exposição ao HIV no Brasil, no México e no Peru (ImPREP) da Fiocruz.
Foi dada ênfase especial a situação do Truvada e estratégias de advocacy nos países acompanhados pelo estudo. Durante a ocasião, também aconteceu a reunião da Rede Latino-Americana pelo Acesso a Medicamentos (RedLAM), integrada pela GTPI, que contou com a presença de ativistas parceiros da RedLAM, tais como Argentina e Colômbia.
De acordo com o vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., na oficina também foram discutidos com atenção, documentos sobre a situação do Truvada na Argentina, no Brasil e no México. Os documentos foram preparados por um consultor especializado na área de advocacy.
“O objetivo é que a partir das discussões e resultados da oficina, estes dados sejam aprimorados e apresentados durante a Conferência sobre o HIV na Ciência, o IAS 2019, em junho”, revelou Terto Jr. A 10th IAS Conference on HIV Science (IAS 2019) é um fórum exclusivo realizado pela International AIDS Society destinado a cientistas, clínicos, especialistas em saúde pública e líderes comunitários a fim de examinar os mais recentes desenvolvimentos das pesquisas cientificas em HIV. O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho, na Cidade do México e contará com a participação do GTPI. Além da equipe do GTPI e de Terto Jr., o encontro contou com a participação de Juar Carlos Raxach, coordenador da área de promoção da saúde e prevenção da ABIA.