O Maranhão recebeu a oficina “Segundos Passos – educação em tratamentos como luta pelo acesso sustentável”, organizada pelo Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela ABIA. Atuaram como facilitadores: o vice-presidente, Veriano Terto Jr; o coordenador da área de promoção da saúde e prevenção, Juan Carlos Raxach; e ainda Felipe Fonseca, que representa a ABIA na coordenação do GTPI. A oficina reuniu representantes da Rede Nacional de Pessoas do Maranhão e do Piauí, do Fórum de ONGs/AIDS do Maranhão e ativistas da luta contra a AIDS. Na ocasião, a ABIA fez o lançamento local do “Guia do Sexo Mais Seguro – um guia sobre sexo, prazer e saúde no século 21”.
A partir dos temas propostos, foram relembradas as formas de infecção do HIV e de atuação dos medicamentos antirretrovirais (ARVs) no corpo. Outro tema para o debate foi o impacto das patentes farmacêuticas no acesso a medicamentos e a situação patentária dos ARVs mais recentes no Brasil para tratamento e do HIV.
Para o vice-presidente da ABIA, a atividade confirmou o potencial de ações conjuntas entre projetos e áreas da instituição: “A oportunidade nos permitiu trabalhar com prioridade a questão do tratamento, mas de forma integral em relação às demais áreas que envolvem o HIV, como a prevenção, a sexualidade, e os direitos humanos. Por ser um grupo mais preparado, foi possível aprofundar a discussão e fazer a relação entre essas diferentes dimensões e com próprio cenário eleitoral, o presente e o futuro do Brasil”, sintetizou Terto Jr.