O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), coordenado pela ABIA, realizou a segunda reunião semestral do grupo no Rio de Janeiro. O encontro reuniu ativistas, representantes das organizações-membros do GTPI, de diversas partes do país. Na ocasião, foram analisadas as tendências da área de saúde, dos direitos humanos e do cenário da AIDS, além das mobilizações da sociedade civil, entre outros assuntos.
O grupo realizou uma análise de conjuntura e destacou o avanço do conservadorismo e reformas fiscais. Foram também avaliadas as tendências da área de saúde, dos direitos humanos e do cenário da AIDS, além das mobilizações da sociedade civil, como por exemplo, as ações durante o Congresso Nacional de HIV/AIDS, ocorrido em setembro em Curitiba (PR).
Outro assunto debatido foram os medicamentos e a sustentabilidade da política diante da possibilidade de ampliação e incorporação de novos medicamentos e da instabilidade do regime.
Para Pedro Villardi, que representa a ABIA na coordenação do GTPI, o encontro ofereceu debates enriquecedores. “Há várias dúvidas, por exemplo, sobre os anúncios que o Ministério fez de expandir o uso de alguns medicamentos. Temos questionamentos de como isso será feito, como ficam os direitos humanos, a autonomia dos pacientes e, a terapia negociada em um contexto de corte de recursos”, comentou.