Com o nome de “A Democracia e a Favela que Queremos”, o encontro acontece no próximo dia 23, às 17h, na sede da ABIA no Centro (RJ). A entrada é gratuita e sujeita à lotação de 40 pessoas. Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do Ibase.
“Teremos oito pessoas oriundas de diferentes territórios do Rio de Janeiro expondo suas propostas para uma das questões mais importantes para nosso estado e nossa cidade. As favelas são potências e não podem ser tratadas apenas sob o aspecto da marginalidade ou da violência. Seus habitantes devem ser reconhecidos como sujeitos legítimos de direitos e plenos no exercício de sua cidadania O Ibase quer justamente contribuir no debate público sobre as novas perspectivas de intervenções nas favelas e o processo de participação” – explica Sandra Jouan Plaissant, assessora da direção da ONG e responsável pela organização do encontro.
A iniciativa tem o apoio da Plataforma pela Reforma do Sistema Político e da campanha A Democracia que Queremos, além da parceria da Conferência Popular Estadual pelo Direito à Cidade – RJ. O debate será mediado pela vereadora Tainá de Paula (PT) e contará com a participação dos(as) seguintes candidatos(as) à Assembleia Legislativa: Adelson Guedes (PT); Benny Brioli (Psol); Cosme Felippsen (PT); Dara Sant’Anna (PT); Marcelinho Ciep (Pros); Mônica Francisco (PSOL); Rafaela Albergaria (PT); e Rodrigo Mondego (PT).
Durante o encontro, será lançado a publicação “Dossiê Rio – Favela é cidade – Contribuições ao debate sobre direito à cidade” – que reúne artigos e análises sobre territórios sob a ótica de seus moradores e lideranças locais, além de registros sobre recentes debates sobre o tema. “Cidades mais justas e igualitárias, onde todos e todas têm direitos básicos garantidos e nenhuma pessoa tem seu direito humano violado, deve ser uma meta perseguida pelos governantes e pela sociedade para assegurar sociedades mais fortalecidas social, ambiental e economicamente”, explicou Athayde Motta, diretor da ONG, que é autor de um dos artigos do dossiê, assinado em parceria com Rita Corrêa Brandão – também diretora do Ibase.
Saiba mais sobre os(as) participantes:
Adelson Guedes (PT) – nordestino e morador da Rocinha, maior favela do Brasil.
Benny Brioli (Psol) – primeira mulher trans eleita como vereadora em Niterói, defende o direito das mulheres e LGBTs, do povo negro, dos moradores de favelas e dos praticantes de religiões de matriz africana.
Cosme Felippsen (PT) – morador do Morro da Providência e criador do Rolé dos Favelados.
Dara Sant’Anna (PT) – coordenadora nacional do Coletivo Enegrecer, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro Unificado.
Marcelinho Ciep (Pros) – morador da Rocinha, idealizador do projeto Família na Mesa, militante do combate à fome e da preservação do meio ambiente.
Mônica Francisco (PSOL) – nascida e criada no Borel, feminista, defensora dos direitos humanos, da economia solidária, da comunicação popular e comunitária, é pastora evangélica e defensora do Estado Laico.
Rafaela Albergaria (PT) – ativista pelo direito das pessoas negras e periféricas. Depois da morte de um familiar, começou a pesquisar as mortes nos sistema ferroviário do Rio de Janeiro.
Rodrigo Mondego (PT) – como advogado, defende os direitos humanos e dá assistência a vítimas de abusos e violências.
Mediação:
Tainá de Paula (PT) – arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas, especialista em patrimônio cultural e mestre em Urbanismo pela UFRJ, eleita vereadora pelo PT para o período de 2021 a 2024.
Serviço:
Debate “A Democracia e a Favela que Queremos”
Dia: 23 de setembro, às 17h
Local: Salão Betinho – Avenida Presidente Vargas, 446, 13º.andar, Centro do Rio.
Transmissão online pelo Ibase – YouTube