O projeto “Uma Vida Positiva”, criado pelo jovem Rafael Bolacha após descobrir a sorologia positiva para o HIV em 2010, será exibido nesta quarta-feira ( 31/01) e quinta (01/02) no Parque das Ruínas, na cidade do Rio de Janeiro. Lançado inicialmente no formato blog, o projeto tem hoje um formato transmídia e integra várias ações culturais simultâneas: o espetáculo de dança “Da Razão do Vermelho”, o curta-metragem “Dia 1” – cuja estreia foi em 2017, o livro “Uma Vida Positiva” e um talk-show com o criador do projeto. O curta “Dia 1” (foto) foi selecionado pelo 25° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade do ano passado.
Tudo começou com um blog simples, em tom confessional e anônimo que, devido à importância da temática, ganhou destaque e inspirou uma série de outras ações. O blog Uma Vida Positiva forneceu material e inspiração para o livro homônimo, publicado pela Editora Cidade Viva, em 2012.
Entre outros reconhecimentos, a publicação foi adotada pela Columbia University de Nova Iorque, como material de apoio para uso em sala de aula, indicado pela Revista JUNIOR como aposta de leitura para o ano de 2013, recomendado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e adotado nas bibliotecas parque do Estado, recomendado pelo departamento municipal de DST/AIDS de São Paulo.
Segundo Bolacha, o formato transmídia tem a proposta de ampliar a discussão sobre o HIV por meio de diferentes expressões artísticas a realidade das pessoas soropositivas. O idealizador do projeto acredita que o ambiente cultural é um forte aliado para o ativismo. “Tocar o público de formas distintas promove reflexões que outros meios talvez não sejam capazes de promover. Acredito que aproximar as pessoas de histórias reais por meio da cultura e sair do ambiente de números que a mídia costuma abordar sensibiliza mais para o tema da AIDS”, afirmou.
“Uma Vida Positiva” já foi apresentado em vários espaços culturais paulistas. Estreou SESC/ SP, na Unidade Ribeirão Preto e também passou pelo Teatro Sérgio Cardoso (SP); pelo Circuito Cultural Paulista em Penápolis, Promissão e Mogi-Guaçu e foi exibido no Plural Festival da Diversidade, em Araçatuba e no 11º Encena, em Caraguatatuba.
Assista o teaser do curta-metragem “Dia 1” aqui
SERVIÇO:
Projeto “Uma Vida Positiva”
Data: 31/01 e 01/02
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas/ Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa – Rio de Janeiro
Ingressos: R$40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)