O Levantamento de Necessidades em HIV/AIDS na população homossexual do Grande Rio empreendeu um estudo de necessidades, em 2007, com HSH (homens que fazem sexo com homens), jovens e homossexuais soropositivos. O objetivo foi encontrar evidências para contribuir no entendimento de certos comportamentos, contextos e processos a fim de servir de subsídio para um projeto de intervenção.
Como resultado desta investigação, em relação ao grupo de jovens, por exemplo, embora exista uma boa percepção de risco em relação às formas de transmissão do HIV e o uso regular do preservativo, há uma tendência em abandoná-lo em relações sexuais com parcerias mais duradouras.
Quanto ao grupo de homossexuais soropositivos, nossos informantes relataram encontrar inúmeras dificuldades em conduzir suas vidas com HIV em meio à contextos marcados por preconceitos e discriminações, seja associados à homossexualidade ou às representações negativas da AIDS. Influenciando na adesão e continuidade do tratamento antirretroviral.
Clique aqui para acessar a publicação.