É com profundo pesar que a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) recebeu a notícia da morte do nosso querido amigo e parceiro, Jorge Beloqui, 73 anos, ocorrida nesta quinta-feira (09/03). Foi encontrado sem vida no quarto. Informações indicam que ele foi vítima de uma pneumonia gravíssima que o levou a uma parada cardiorrespiratória enquanto dormia.
Beloqui faleceu na cidade de Buenos Aires, onde estava de férias visitando a família. Ele era natural da Argentina, mas vivia no Brasil desde 1975. O vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., viaja nesta sexta-feira (10/03) para Buenos Aires a fim de participar da despedida do nosso grande amigo e parceiro.
Dono de uma trajetória brilhante, Beloqui atuou fortemente em defesa dos direitos de pessoas vivendo com HIV/AIDS, na luta pelo acesso aos medicamentos e contra o estigma e a discriminação. Matemático graduado pela Universidade de Buenos Aires com doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro, uma das mais relevantes instituições de matemáticas no mundo. Era professor sênior do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) e pesquisador do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (Nepaids-USP).
Era defensor da busca da compreensão dos fatos e verdades pela evidência científica e atuou em defesa de uma vacina anti-HIV. Teve grande atuação na exigência de padrões éticos e de excelência na pesquisa clínica tendo representado o movimento nacional de AIDS na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) nos anos 1990. Dentre suas atuações, liderou a edição do Boletim Vacinas. Beloqui foi também um lutador pela incorporação dos medicamentos antirretrovirais e para Hepatite C no Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser dono de uma visão relevante do cenário global da resposta a AIDS no mundo.
Parceiro e amigo
Na ABIA, tem uma longa trajetória de amizade e parceria. Quando Herbert Daniel e colegas fundaram o Grupo Pela Vidda-RJ – que nasceu dentro da ABIA – Daniel procurou Beloqui e outros amigos em São Paulo para criar o Grupo Pela Vidda-SP. Pouco tempo depois, Beloqui ingressou no Grupo de Incentivo à Vida (GIV) e contribuiu para a formação da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNP+) no Brasil. Atualmente, Beloqui ocupava o cargo de direção do GIV e era uma liderança no campo de acesso a medicamentos no Brasil e no mundo.
Jorge Beloqui atuava também como conselheiro da ABIA desde o início dos anos 1990. Foi o diretor-presidente da ABIA, Richard Parker, quem o convidou para ser membro do Conselho Curador da instituição. “Ele era atuante na ABIA desde o final dos anos 1980. Convidei-o para integrar o nosso conselho quando reformulamos depois de falecimento do Daniel em 1992, e nunca mais saiu. Fez parte do Conselho da ABIA durante três décadas, e era um dos nossos conselheiros mais atuantes”, disse Richard Parker.
“Lembro da atuação firme e aguerrida do Jorge desde os primeiros anos do movimento das pessoas vivendo com HIV. É uma perda profunda… Era uma pessoa com que sempre se podia contar, um grande parceiro ”, lamentou o diretor-presidente da ABIA.
“Além de um mestre, eu perco um familiar com quem dividi a minha vida afetiva e política. Foi uma parceria construída há 43 anos, que vai fazer muita falta. Perco um amigo de toda uma vida”, lamentou Veriano Terto Jr., vice-presidente da ABIA.
A ABIA se junta às diversas vozes que enaltecem a trajetória de Beloqui e choram pela perda deste grande amigo.
Estamos de luto!
Rio de Janeiro, 09 de março de 2023.
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA)