É com pesar que a ABIA recebeu a notícia da morte do ativista e ex-presidente e um dos fundadores do Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS do Rio Grande do Sul (GAPA/RS) José Eduardo Martins Gonçalves, ocorrida na manhã desta terça-feira (07/05), em Florianópolis (SC). Zé Eduardo, como gostava de ser chamado, foi parceiro de longa data da ABIA .
Formado em psicologia, se engajou no ativismo ainda na década de 1980. Ajudou a fundar o GAPA/RS, em 1989, onde mais tarde seria presidente, além de ocupar vários cargos na diretoria. Foi também membro da Comissão Nacional de AIDS (CNAIDS/Ministério da Saúde), dentre outras instâncias. No período mais recente, passou a atuar na área do cuidado psicológico das pessoas que vivem com HIV/AIDS até que sua saúde começou a dar sinais de fragilidade. Zé Eduardo decidiu se instalar em Santa Catarina, onde veio a falecer.
Neste momento de profunda tristeza, a ABIA se solidariza com os companheiros do GAPA/RS, com os amigos e a família de Zé Eduardo e deseja que sua memória permaneça viva como símbolo de luta, acolhimento e solidariedade, práticas que, de forma tão inspiradora, Zé Eduardo cultivou em vida.
“Estamos transtornados com a triste notícia. Ele era muito querido pela equipe da ABIA. Deixa um legado importante para a resposta à epidemia do HIV e da AIDS no país”, afirmou Veriano Terto Jr., vice-presidente instituição.