O Grupo Pela Vidda/SP e o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (GTPI/Rebrip), coordenado pela ABIA, organizam nos dias 31/08 e 02/09, respectivamente, uma edição especial do Cinema Mostra AIDS 2015 no Museu de Artes Modernas (MAM), no Rio de Janeiro, e no Centro Cultural de São Paulo (SP). A entrada é franca.
No Rio de Janeiro, às 19h, a mostra exibe o documentário “Fogo nas veias” (Fire in the blood), do diretor Dylan Mohan Gray, que está no Brasil especialmente para participar do evento. Já em São Paulo, a partir das 16h, além de “Fogo nas veias”, o Cinema Mostra AIDS exibe o filme “Como sobreviver a uma praga”, de David France.
“Fogo nas veias” mostra a história de como empresas farmacêuticas bloquearam o acesso a medicamentos de AIDS em diversos países no sul global a partir de 1996, com um resultado tenebroso: mais de 10 milhões de mortes desnecessárias. O diretor canadense revela também como ativistas e um grupo de pacientes se mobilizaram para enfrentar esta injustiça e salvaram milhões de pessoas.
Para Felipe de Carvalho, coordenador do GTPI/ABIA, “Fogo nas veias” contempla o início da luta que inspirou a criação do GTPI. Segundo ele, as temáticas abordadas continuam presentes no contexto atual tanto na perspectiva mundial quanta na brasileira. “É o momento de reacender o tema (de acesso a medicamentos) no movimento de luta contra a AIDS”, afirmou.
Após as sessões, será realizado um debate com a participação do diretor de “Fogo nas veias”, e convidados, dentre eles, o deputado Jean Wyllys – membro da Frente Parlamentar de AIDS (estará no debate que acontece no Rio de Janeiro) e Jorge Beloqui (que participa em São Paulo). Durante o Cinema Mostra AIDS 2015, também será lançada a campanha “Prevenção a três”, do Grupo Pela Vidda/SP.
SERVIÇO
Programação – Rio de Janeiro:
Documentário “Fogo nas veias”
Data: 31 de agosto
Horário: Às 19h
Local: Museus de Artes Modernas (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ)
Debatedores:
Dylan Mohan Gray – diretor do filme
Eloan Pinheiros – consultora independente e ex-diretora da Farmanguinhos
Felipe de Carvalho – coordenador do GTPI/ABIA e representante do Médico Sem Fronteiras
Eduardo Barbosa – coordenador do Grupo Pela Vidda São Paulo
Pedro Villard – coordenador do GTPI/ ABIA
Jean Wyllys – deputado federal (PSOL/RJ) e membro da Frente Parlamentar de Aids
Programação – São Paulo:
Documentários “Como sobreviver a uma praga” e “Fogo nas veias”
Data: 2 de setembro
Horário: a partir das 16h
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP)
Debatedores:
Dylan Mohan Gray – diretor do filme
Felipe de Carvalho, representante do Médico Sem Fronteiras
Eduardo Barbosa – coordenador do Grupo Pela Vidda São Paulo
Marcela Vieira – coordenadora do GTPI/ABIA
Jorge Beloqui – Ativista do Grupo de Incentivo à Vida
Pauline Londeix – Ativista, ex-presidente da ACT-UP/Paris