O Ministério da Saúde lançou uma campanha com foco na atenção à saúde das mulheres lésbicas e bissexuais. Com o slogan “Cuidar da Saúde de Todos. Faz bem para a Saúde das Mulheres Lésbicas e Bissexuais. Faz bem para o Brasil”, a iniciativa tem como estratégia valorizar o direito à saúde das populações em situação de vulnerabilidade e garantir atendimento de qualidade no SUS a todos/as os/as brasileiros/as.
O objetivo é qualificar e humanizar os/as gestores/as, trabalhadores/as e profissionais de saúde do SUS para melhorar o atendimento e o acolhimento às mulheres lésbicas e bissexuais.
A campanha permite que esses profissionais tenham acesso às informações específicas desta população, de maneira que os/as usuários/as possam ter uma boa acolhida no atendimento. Serão distribuídos 100 mil cartazes para secretarias de saúde em todo o território nacional e 20 mil folders destinados aos movimentos sociais, Comitês Estaduais e Municipais de Saúde das Populações de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).
Além dessa iniciativa, está em andamento uma pesquisa com abrangência nacional, financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Universidade de Brasília (UnB), que vai mapear o atendimento nos serviços de atenção básica, média e alta complexidade, na perspectiva dos/as usuários/as, profissionais e gestores para orientar estratégias e ações para aperfeiçoar a qualidade da atenção integral oferecida a essa população. Os resultados desta pesquisa serão divulgados em 2016.