Dia 19/03, ONG organiza evento sobre gênero, sexualidade e saúde entre jovens no Rio
Com a perda de espaço da prevenção e tratamento da Aids na agenda pública brasileira, a saúde e o bem viver do/a jovem estão sob risco. A opinião é de Vagner Almeida, coordenador do projeto “Diversidade sexual, saúde e direitos entre os jovens”, desenvolvido desde 2013 pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) com o apoio do M.A.C AIDS Fund. O projeto é herdeiro de um programa iniciado pela instituição em 1992.
Segundo Almeida, após 30 anos de epidemia no país, o Brasil se descuidou totalmente da população que nasceu ao longo das três últimas décadas. “O quadro é de retrocesso. A AIDS deixou de ser protagonista para se tornar uma simples coadjuvante. O crescimento de infectados pelo HIV/AIDS e a violência estrutural que afeta o/a jovem fazem dele/a alvo fácil a contrair o HIV e tantas outras vulnerabilidades sociais”, alerta Almeida, acrescentando que, “não é somente o/a jovem LGBTs que necessita de atenção”. Gênero, sexualidade e saúde fazem parte do universo dos/as jovens que se autodenominam LGBTs e também daqueles/as que se identificam com qualquer outra nomenclatura.
Protagonismo
No próximo 19 de março, das 9h às 17h, a ABIA mantém sua tradição de liderança e realiza o 1º Encontro da Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é compartilhar as ações positivas desenvolvidas nas comunidades pelos jovens que participaram do projeto e também debater sobre o HIV/AIDS e dialogar sobre a diversidade sexual.
“A importância deste encontro está na proposta de reunir pessoas que trabalham com este tema, as comunidades que estão envolvidas diretamente com esta geração de jovens e ainda os próprios jovens, ou seja, os protagonistas destas ações”, explica o coordenador. A expectativa é de que mais de 100 pessoas, entre convidados e inscritos, participem do evento. Está previsto um o encontro nacional a ser realizado em agosto deste ano.
Para Juan Carlos Raxach, assessor de projetos da ABIA, esta é uma iniciativa que resgata a tradição da instituição de dar espaço ao protagonismo da juventude deste país. “Eles/as têm um jeito, uma necessidade de fazer que é diferente das gerações anteriores. Vê-los, escutá-los e observá-los tem sido uma experiência fantástica”, afirma Raxach.
O “1º Encontro da Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens do Estado do Rio de Janeiro” será realizado no dia 19 de março, das 9h às 17h, na sede da instituição, Avenida Presidente Vargas 446, 13º – Centro. Para participar, é necessário fazer inscrição através do telefone (21) 2224-1040.
Acesse aqui a ficha de inscrição, flyer e a programação do encontro.