Por meio da ANAIDS, a ABIA tem pressionado para que o Ministério da Saúde estabeleça critérios de seleção de projetos da sociedade civil mais adequados à realidade das organizações não governamentais brasileiras. A instituição esteve presente, em Brasília, na reunião da sociedade civil com o Ministério da Saúde sobre alternativas de financiamento para ações da sociedade civil.
A ABIA representou a ANAIDS no encontro, cujo objetivo foi questionar e propor novos critérios para o acesso a fundos públicos por partes das organizações não governamentais. Para Veriano Terto Jr., que representou a ABIA, “o debate avançou no sentido de termos acordado que os editais públicos devem estar de acordo com a realidade das organizações, incluindo o tamanho das ONGs e as formas de financiamento”.
Também foi reivindicado que eventos que preveem eleição de representantes para as instancias da sociedade civil junto ao governo, tenham edital próprio, adequado às suas características. Para Terdo Jr., “os editais, além de refletir as necessidades das organizações, devem oferecer maior apoio técnico para as organizações se adequem aos editais”, concluiu.