Como mais um esforço na mobilização social pela ampliação do acesso a medicamentos, testes e vacinas contra COVID-19, o GTPI lançou o terceiro vídeo da campanha A Vida Pede Licença. E outra vez, a atriz Malu Mader convocou a população a pressionar, junto com as organizações da sociedade civil, pela derrubada do veto 48. O vídeo foi utilizado tanto nas redes sociais do GTPI quanto na estratégia de advocacy junto a deputados e senadores.
O veto 48, publicado em setembro de 2021, prejudica a aplicação da lei 14.200/21, aprovada para facilitar a compra de medicamentos genéricos e vacinas biossimilares para o enfrentamento da crise de Covid-19. Até o momento, a disponibilidade de medicamentos anti-Covid-19 no SUS é praticamente nenhuma.
O veto 48 desfigurou o PL 12/21 e, em meio à maior crise sanitária da nossa história, colocou em risco a vida de milhões de brasileiras e brasileiros. Além das vacinas, já há medicamentos eficazes contra covid. Mas no Brasil, esses tratamentos estão fora do alcance de quem mais precisa.
Além disso, o GTPI tem pressionado pela derrubado do veto 63 (a distribuição de medicamentos mais efetivos de câncer) e do veto 33 (a oferta de benefícios sociais para pessoas vivendo com lúpus e epilepsia).