O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), realiza na noite do dia 10/12, a partir das 19h, no Teatro SESC, em Copacabana (RJ) a entrega do “3º Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS em 2018” e o lançamento da versão impressa do Guia de Sexo Mais Seguro para Mulheres. A direção é do coordenador do projeto, Vagner de Almeida. O evento será realizado em parceria com a Rede SESC
O Prêmio Reconhecimento busca valorizar jovens e adultos, ativistas ou não, que se destacaram ao longo do ano em ações pautadas no âmbito da prevenção do HIV/AIDS, luta pelos direitos, respeito e combate à epidemia.
Com o objetivo de contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social, a organização do evento solicita que cada convidado traga um 1 kg de alimento não perecível para doações.
Já a versão impressa do Guia de Sexo Mais Seguro para Mulheres é uma publicação direcionada para mulheres maiores de 18 anos que vivem ou não com HIV/AIDS. O documento tem como objetivo disponibilizar informações sobre como se prevenir do HIV a partir de uma abordagem mais atualizada e aberta sobre a sexualidade.
Recentemente, foi lançada uma versão impressa direcionada ao público HSH (homens que fazem sexo com outros homens) e uma versão online e completa para todos os públicos com informações sobre como se prevenir do HIV e orientações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
A versão online também oferece um glossário com terminologias técnicas e expressões populares sobre práticas sexuais e outras palavras usadas para lidar com sexualidade, prazer e saúde.
Sobre o diretor
Vagner de Almeida pesquisa o tema da homossexualidade e HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se a ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme, produzido pela ABIA, foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH (Homens que fazem Sexo com outros Homens) no país. Dentre os 11 filmes realizados, o destaque fica por conta de “Borboletas da Vida” (2006), que conquistou o prêmio de melhor documentário no New York Brazilian Film Festival.
SERVIÇO
Evento: “3º Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS em 2018”
Data: 10/12/18
Horário: 19h
Local: Teatro SESC Copacabana, R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana, RJ
Atenção: Evento para maiores de 16 anos. Entrada gratuita (sujeita a lotação)