A 10ª Conferência da Sociedade Internacional de AIDS (IAS) sobre Ciência do HIV – um dos mais importantes congressos do mundo – aconteceu no México no mês de julho. Na ocasião, cientistas e ativistas LGBTI+ brasileiros marcaram presença no encontro. Nesta segunda-feira (09/09), o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens realiza a roda de conversa “Gritos da IAS 2019 – Esperamos Ecos”, como devolutiva sobre os temas debatidos no encontro.
A roda de conversa que será realizada na sede da ABIA tem como objetivo divulgar para os jovens as informações sobre o que foi debatido e discutir sobre a existência ou não de respostas governamentais para essa população. Entre os temas, estão as novas tecnologias de prevenção, estudos e novidades para o tratamento de pessoas com HIV/AIDS, dificuldades para o enfrentamento da epidemia no Brasil, o papel dos cientistas, a mobilização comunitária e a luta para que os governos financiem as políticas públicas.
Os convidados também irão debater sobre as expectativas em relação às novas possibilidades sobre o acesso universal aos novos medicamentos e formas de prevenção, a necessidade das pesquisas reconhecerem o papel da comunidade e o entendimento dos LGBTI+ como sujeitos que devem interferir e participar ativamente dos processos de elaboração, realização, monitoramento e avaliação das pesquisas principalmente os mais jovens.
A roda de conversa “Gritos da IAS 2019 – Esperamos Ecos” é mais uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA com apoio da MAC AIDS FUND.
SERVIÇO:
Local: ABIA, Avenida Presidente Vargas, 446 – 13º Andar, Centro (RJ)
Horário: 18H30
Data: 09/09/19 (Segunda-feira)