O poeta Ramon Nunes Mello, que vive com HIV desde 2012 e se apresentou na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2016), visitou a sede da ABIA como parte de uma ação coletiva do Projeto “Porca Branca”. A ação é da ONG Paz Sem Fronteiras e consiste em oferecer doações por meio de porcos de porcelana para instituições escolhidas pelos membros da organização. Mello é um dos voluntários da instituição.
A porca é uma homenagem à Mãe Terra e ao arquétipo de Grande Mãe, doadora de vida, saúde e símbolo da prosperidade. Segundo Mello, as doações acontecem a cada mudança de estação. A ABIA recebeu o valor de R$ 855,10 que corresponde às doações reunidas pelos membros da Paz Sem Fronteiras. “Nunca sabemos o valor exato da doação, pois depende de quanto cada membro consegue reunir”, explicou Mello.
A Paz Sem Fronteiras escolheu a ABIA por indicação do poeta. Mello admitiu ser um grande admirador da história e do trabalho desenvolvido por Betinho (Herbert de Souza, fundador da ABIA) na luta conta a epidemia de HIV e AIDS. De acordo com ele, conhecer a trajetória de Betinho, o ajudou a falar sobre a sua própria sorologia e a enxergar o HIV e a AIDS como uma questão política.
A quebra dos porquinhos para a doação contou com a participação da equipe da ABIA e também do diretor-presidente da instituição, Richard Parker. Além de Mello, outra voluntária da Paz Sem Fronteiras, Jordana Korick, participou do ritual da quebra dos porquinhos.
A ABIA também recebe doações voluntárias por meio de compras online. Saiba mais aqui.