ABIA apresentou o resultado da avaliação na perspectiva comunitária do projeto A Hora é Agora. A convite do Center for Disease Control (CDC) e do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para alívio da AIDS (PEPFAR), idealizadores e financiadores do projeto, a ABIA liderou o estudo de avaliação referente ao período 2019-2020. A proposta do estudo foi exercitar a escuta e descobrir o que as organizações comunitárias pensam sobre o projeto.
A Hora é Agora acontece desde 2014 com a proposta de ampliação do acesso à testagem e ao tratamento para populações-chave de homens que fazem sexo com homens (HSH). A devolutiva do estudo realizado pela ABIA incluiu quatro capitais: Campo Grande (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), embora esta última só tenha sido agregada ao projeto em 2021. O projeto acontece em parceria com as secretarias municipais de saúde das quatro capitais e a FIOCRUZ.
De acordo com vice-presidente da ABIA, o estudo envolveu o uso de metodologia qualitativa e entrevistas de profundidade. “Para as organizações locais que participaram do estudo, a iniciativa se traduziu como um canal de escuta a fim de melhorar a relação entre serviço e comunidade. A ideia era reforçar a participação comunitária no projeto e a devolutiva da ABIA para as Ongs fez parte deste esforço”, explicou Terto Jr.