A ABIA esteve presente no 2018 HPTN Annual Meeting, organizado pela rede HIV Prevention Trials Network (HPTN) em Washington, D.C. O encontro reuniu mais de 300 pessoas entre pesquisadores, educadores comunitários, médicos ativistas e membros dos Comitês Comunitários Assessores de várias regiões do mundo.
A instituição foi representada por Juan Carlos Raxach, coordenador da área de promoção da saúde e prevenção. Este ano, o foco foi centrado nas questões relacionadas às pesquisas na área de prevenção, com ênfase na Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e na prevenção mediada por anticorpos altamente neutralizantes.Também foram realizadas oficinas de capacitação para recrutamento e retenção assim como levantamento de necessidades e troca de experiências entre os diferentes grupos de pesquisa.
De acordo com Raxach, “as comunidades estão cada vez mais envolvidas nas atividades e participaram ativamente de todo o processo de criação do protocolo das pesquisas. Descobrimos novas formas de fazer profilaxia usando novos medicamentos. Os pesquisadores estavam bastante confiantes no futuro a partir destes avanços”, informou. A HTPN é uma rede mundial colaborativa de estudos clínicos que desenvolve e testa a segurança e a eficácia de intervenções destinadas a prevenir a transmissão do HIV.