Representantes do movimento de AIDS de todo o país se reuniram em Natal, Rio Grande do Norte, para participar da 18ª reunião da Articulação Nacional de AIDS (ANAIDS), entre 7 a 10 de julho.
A reunião foi organizada pela nova Secretaria da ANAIDS, composta pela ABIA junto com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS/Ceará, o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA/DF) e a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (ATERR). O encontro teve o propósito de promover um intercâmbio de conhecimentos, fortalecer e aprimorar o funcionamento da ANAIDS.
Além desta agenda, a nova Secretaria da ANAIDS teve um encontro com os gestores do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais. O objetivo foi conhecer a nova gestão do Departamento e a proposta de atuação, além de discutir temas de interesse da sociedade civil. Dentre eles, os critérios de participação da sociedade civil nas políticas e ações do departamento e a sustentabilidade do programa federal na atual conjuntura política e da atenção aos direitos humanos. considera o encontro com o departamento uma oportunidade de recuperar o diálogo intersetorial, entre o movimento social e o governo.
Apesar do cenário crítico, a ANAIDS tem conseguido manter a articulação entre fóruns e redes e fortalecer o espírito de cooperação no movimento AIDS. Durante a 18ª Reunião da ANAIDS, foi decidido que entre as ações estrategicas para o segundo semestre é a articulação para levantar recursos para o próximo ENONG, que será realizado em Natal, em 2017.
Na avaliação de Terto Jr., a ANAIDS tem alcançado uma maior mobilização social, com destaque para a busca de recursos e garantias de sustentabilidade. “Temos ido em busca de uma convergência de ideias e princípios comuns. A realização da 18ª reunião da ANAIDS pode ser considerada uma vitória. Conseguimos reunir cerca de 40 representantes de fóruns e redes do país”, comemorou.