O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2018), com o tema fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia, foi uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), no campus Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). A ABIA foi representada pelo diretor-presidente, Richard Parker, e pela co-coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês), Sônia Corrêa.
Palestrante do painel “Saúde Global, vulnerabilidades e direitos humanos: perspectivas críticas e desafios práticos”, Richard Parker reconheceu que a saúde global é um tema recente no Brasil e reforçou a importância da investigação científica neste assunto. “O congresso da ABRASCO é evento mais importante no campo da saúde coletiva no Brasil. E a mesa sobre saúde global, vulnerabilidades e direitos humanos foi especialmente importante, já que os principais programas acadêmicos sobre saúde global foram criados somente na última década. Os trabalhos definiram uma análise crítica sobre os problemas neste campo, e apontaram várias maneiras em que os direitos humanos podem nos ajudar a repensar este campo no futuro”, sintetizou Parker.
Já Sônia Correa apresentou a palestra “Enfrentamento teórico e político do debate sobre “ideologia de gênero” no contexto latino-americano” em que discutiu as possibilidades de mobilização diante do avanço das forças conservadoras na América Latina. Segundo ela, fatores têm criado condições para a expansão das políticas antigênero no mundo. “O conservadorismo, os efeitos do capitalismo tardio tal como desigualdades, incertezas e a erosão de proteção estatal são exemplos fortes disto. No caso brasileiro e de outros países latino-americanos, as percepções reais ou fabricadas de desordem produzem uma cultura propícia ao retorno da ‘ordem natural’ da vida do social, das relações entre pessoas e dos corpos”, pontuou Correa.
O congresso foi o maior evento científico na área da Saúde realizado no Brasil este ano, contando com mais de 200 atividades científicas simultâneas entre mesas-redondas, exposições e palestras de todas as áreas temáticas que compõem o campo inter e transdisciplinar da saúde coletiva.