O Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro organiza no mês de janeiro várias atividades em defesa da visibilidade trans. As ações acontecem no dia 28/01 na Biblioteca Parque Estadual no Centro(RJ) e no 29/01 no Instituto Nacional de Infectologia (INI-Fiocruz), em Manguinhos.
Sob o tema “Resiliência a (Re)Existência: Contra a Transfobia”, os eventos são realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro. Estão previstas mesas temáticas, rodas de conversas e espaços de acolhimento com foco na discussão das vivências, no empoderamento e na promoção dos direitos das pessoas trans. e travestis.
Segundo a presidente do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro, Wescla Vasconcellos, no INI será lançado um dossiê sobre os crimes de ódios contra pessoa trans no país. O Brasil é o local que mais mata essa população no mundo: “Optamos pelo lançamento deste dossiê nesta data por ser o momento em que todos os olhares se voltam para a nossa causa, que tem urgência de visibilidade, representatividade e ocupação de espaços que tem sido negados historicamente a nossa população”, afirmou Vasconcellos. Também no dia 29/01, a partir das 18h, acontecerá um ato público na Praça da Cinelândia.
Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em 2018 houve um aumento na subnotificação dos crimes de ódio contra a população trans no Brasil. Mesmo assim foram registrados 163 assassinatos de pessoas trans no país, sendo 159 Travestis e Mulheres Transexuais, 4 Homens Trans e 1 pessoa Não-Binária. O Rio de Janeiro foi o estado que mais matou a população trans neste ano, com 16 assassinatos.
SERVIÇO:
Semana de Visibilidade Trans 2019
Quando? 28 e 29/01
Horário: 10h as 18h
Locais: Biblioteca Parque Estadual – Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro (28/01) e Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) – Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (29/01).
Entrada franca