A história do jovem soropositivo Gabriel de Souza Abreu, publicada em versão e-book com o título “O Segundo Armário: diário de um jovem soropositivo”, no final de 2014, cruza com a de Salvador Correa, coordenador executivo da ABIA.
Na verdade, trata-se da mesma pessoa. Gabriel de Souza Abreu é o heterônimo de Correa que, até então, não havia assumido publicamente a soropositividade, descoberta em 2011. A versão impressa do livro (com o mesmo título) será lançada nesta sexta-feira (15/04), às 20h30, no Instituto Kreatori, em Laranjeiras (RJ).
Somente após receber relatos de pessoas que se identificavam com o livro e sentiam-se gratas por ter contado sua vivência com HIV é que Correa decidiu revelar a soropositivadade para os pais e a família. O processo interno passou pelo trabalho que vem desenvolvendo na ABIA.
“Oferecer acolhimento e ouvir as histórias e as reações positivas me trouxe segurança. Isso provocou em mim a sensação de que não deveria mais ficar no sigilo. Este livro se traduz na minha contribuição para se pensar a vida hoje com HIV”, afirma Correa, enfatizando, contudo, que cada indivíduo deve respeitar o seu próprio processo. “Cada vivência é diferente e cada um sabe a melhor forma de conduzir a sua sorologia”.
Formado em Psicologia, com pós-graduação em Saúde Coletiva e mestrado em Saúde Pública na Fiocruz/RJ, Correa começou a escrever sobre a nova vida como soropositivo, três meses após o diagnóstico. “No início era apenas um diário, um espaço para escrever, sem reservas, sobre minhas angústias e medos”, revela. Na medida em que os meses se passaram, notou que os escritos o ajudavam a se manter numa espécie de “segundo armário”, já que o primeiro havia sido a homossexualidade.
A forma crua como Correa descreve seus relatos aproximam o leitor de uma perspectiva mais humana do HIV, que envolve desde o combate ao preconceito até o acolhimento, relacionamentos afetivos e outras facetas emocionais e sociais, como o uso de drogas e a revelação (ou não) da soropositividade.
A nova versão do “O Segundo Armário: diário de um jovem soropositivo” traz novidades tais como a experiência da revelação da soropositividade para os pais, dentre outras. “É simbolicamente muito importante. Eu saio do armário no meu próprio livro”, finaliza.
Serviço:
Lançamento do livro “O Segundo Armário: diário de um jovem soropositivo”
Local: Instituto Kreatori (Rua Alice, 209 – Laranjeiras, Rio de Janeiro)
Data: 15/04/2016
Horário: 20h30