O Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês), secretariado pela ABIA, marcou presença num side evento ao High-Level Political Forum (HLPF) on Sustainable Development das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, o SPW foi representado por Sonia Corrêa que foi uma das painelistas sobre o “Ataque a educação sexual por parte de grupos antigênero, antidireitos, grupos fundamentalistas, partidos de extrema direita e Estados Autoritários a nível local e Global”.
Em sua exposição, a co-coordenadora do SPW reforçou que tensões sobre “quem pode” e “quem não pode” participar de encontros e movimentos feministas latino-americanos existem há décadas, bem como as posições biologizantes e antitrans.
Além desta atividade, o SPW publicou o boletim “A política sexual em junho: aborto e direitos LGBTQ+ em retrocesso” que oferece um conjunto de análises sobre ataques aos direitos LGBTQIA+ e ao direito ao aborto no mundo.
O boletim traz, por exemplo, análises sobre a derrogação do direito ao aborto nos EUA, o caso da menina de Santa Catarina, além de uma análise sobre as novas regras para a participação de atletas trans na elite de vários esportes a nível mundial.