O Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês) participou do Festival “Pela Vida das Mulheres”, na Esplanada dos Ministérios, evento paralelo à audiência pública sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, que aconteceu no Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento contou com projeção da audiência em tempo real e atividades como rodas de conversa, espaços de acolhimento, oficinas, manifestações culturais e artísticas e shows, em defesa da descriminalização do aborto e dos direitos sociais e reprodutivos das mulheres brasileiras.
Na ocasião, Sônia Correa, co-coordenadora do SPW, apresentou um panorama histórico global sobre o direito ao aborto e as correlações de força que envolvem a luta pela descriminalização.
No painel, Sonia discutiu o caminho percorrido pelo movimento feminista brasileiro, o contexto conservador, as ofensivas religiosas contra os direitos sexuais e reprodutivos, e a experiência vizinha da Argentina pela legalização do aborto.
A audiência foi convocada pela ministra Rosa Weber, relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442 sobre o tema e reuniu diversos representantes, entre especialistas, organizações nacionais e internacionais, a fim de contribuírem com informações para a discussão. “As feministas deram um show de competência nas intervenções, deixando claro a distância em relação ao discurso das forças da restauração conservadora”, sintetizou Correa