O Observatório de Sexualidade e Politica (SPW, sigla em inglês), secretariado pela ABIA e representado pela co-coordenadora Sonia Corrêa, marcou presença no seminário internacional “Igualdade, Gênero e Não Discriminação: Encruzilhadas e desafios no Paraguai e na América Latina”, que aconteceu em Assunção, no Paraguai. A realização foi da Articulación Igualdad de Género Sí, Articulación Feminista Marcosur (AFM) e do Centro de Documentación y Estudios (CDE).
O objetivo foi conhecer e refletir sobre os movimentos anti-gênero e anti-direitos no Paraguai, na região latino-americana e no mundo, assim como criar um espaço de diálogo entre organizações sociais participantes para fortalecer as lutas pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos.
Na ocasião, Corrêa apresentou dados do Projeto Género & Politica en América Latina (G&PAL), do SPW/ABIA. O estudo acompanha as estratégias e os atores dos movimentos anti-gênero em nove países latino-americanos, cujo alvo preferencial têm sido os direitos sexuais e reprodutivos, e identifica como setores religiosos têm retornado às ideias do “direito natural” atacando as fundações dos direitos humanos e dos movimentos sociais.
“O conceito de “ideologia de gênero” é uma cesta vazia onde tudo vem para criar pânicos morais. Vem de um discurso secular, uma linguagem popular que evoca o senso comum”, afirmou a pesquisadora.