O Observatório de Sexualidade e Política (SPW na sigla em inglês), secretariado pela ABIA, realizou a estreia do documentário “Gênero sob Ataque”, dirigido pelo peruano Jeronimo Centurión e produzido pelo Consorcio Latinoamericano Contra El Aborto Inseguro (CLACAI). A sessão aconteceu na Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) e contou com o apoio da campanha “Nem Presa Nem Morta”, do Portal Feminista Catarinas e da ONG Cfemea.
“Gênero sob Ataque” revela as dimensões territorial, ideológica e política por trás dos movimentos conservadores na região da América Latina. Filmado no Brasil, Costa Rica, Peru e Colômbia, conta quatro histórias demonstrando que as ações realizadas pelas forças antidireitos não são eventos isolados, mas correspondem a um trabalho coordenado na região.
“O filme demonstra como a política sexual e o embate sobre direitos sexuais e reprodutivos estão no centro de uma tensão entre conservadores e progressistas. E também como essas tensões alcançam dimensões da política e incorporam protestos anticomunistas, como o fracasso do referendo sobre os Acordos de Paz na Colômbia em 2016. Este cenário é reproduzido no Brasil, com suas particularidades, e chegou a um contexto de catástrofe nas eleições em 2018 em que o gênero ocupou um lugar central no debate político e nos resultados eleitorais”, pontuou co-coordenadora do SPW, Sonia Correa durante o debate após a exibição.