Visibilizar práticas comportamentais e sexuais das mais diversas formas e atividades, com foco na prevenção, sexualidade, corpos, prazeres mútuos (individual e coletivo) com vistas às novas tecnologias de prevenção, paixões e hábitos. Estes são alguns dos assuntos do novo Guia de Sexo Mais Seguro da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
Quatro voluntários – são eles: Felipe Orel, Luã (Saru) Albuquerque, Marco Moreira e Conrado Sester – reuniram-se na sede da ABIA no Centro (RJ) para um ensaio fotográfico que servirá de base para as ilustrações do novo material impresso e online da instituição. O responsável pela sessão de fotografias e também pelo conceito criativo foi Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. “O saldo deste encontro foi muito positivo e conseguiremos fazer um trabalho super bacana com o material fotografado. Os meninos estão todos de parabéns porque fizeram um ótimo trabalho”, reconheceu Almeida.
Os voluntários na faixa etária entre 25 e 40 anos exibiam diferentes perfis, pesos e etnias. Animados e dispostos a trabalhar com a ousadia necessária, os participantes estavam confortáveis, conscientes e satisfeitos com possibilidade de contribuir para a futura publicação. Dentre os temas que serviram de inspiração estão o uso do preservativo, sexo à dois ou mais parceiros, erotismo, prazer, tesão, prevenção, novas técnicas e práticas sexuais. Estes e outros quesitos foram representados e/ou artisticamente simulados nas fotos registradas por Almeida.
A intenção do Guia de Sexo Mais Seguro é fugir do didatismo coloquial de tradicionais guias e outros livretos do gênero que, com sua linguagem estritamente acadêmica e médica, dificultam a captação e absorção da informação. A nova publicação da ABIA vai fazer uso de uma linguagem mais popular e acessível a diversos públicos estratégicos tais como LGBT’s, heterossexuais, estudantes, profissionais da saúde, ONG’s e demais instituições da sociedade civil, universidades, dentre outros.
Segundo Almeida, “uma outra sessão de fotos está prevista só que dessa vez priorizando as mulheres, pessoas trans e heterossexuais”. O Guia de Sexo Mais Seguro é mais uma das atividades chaves e positivas da ABIA no ano de 2018, com previsão de lançamento no segundo semestre, com apoio da MAC AIDS Fund.
Confira os relatos sobre esta experiência:
“Este ensaio é importante, pois mostra as diversas formas de fazer sexo, falar sobre isso. Mostrar tudo isso é necessário, pois saúde e segurança nunca serão demais!”, por Luã (Saru) Albuquerque
“Num mundo cada vez mais banal torna-se necessário algumas medidas para que as pessoas tenham mais cuidados para proteger sua saúde e de pessoas que se relacionam. Mesmo com tanta informação aos olhos, martelando em sua mente que não deve fazer sexo sem camisinha, parece que os indivíduos não seguem as medidas de segurança. Não só educar, precisa-se também chocar aos olhos e pegar na mão para que o indivíduo tenha cuidado a própria saúde. Nesse sentido torna-se importante campanhas, os que conscientizem principalmente os jovens e até a terceira idade”, por Felipe Orel
Fonte: Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens