A missão e a visão da ABIA, respectivamente, “atuar no enfrentamento da epidemia do HIV e da AIDS a partir da perspectiva dos direitos humanos, com base nos princípios da solidariedade, da justiça social e da democracia” e “ser um Observatório crítico dos determinantes sociais da epidemia de HIV e da AIDS e das respostas políticas e mobilizações coletivas no contexto nacional e internacional” foram cumpridas durante o 11º Congresso de HIV/AIDS e 4º Congresso de Hepatites Virais, realizado no ano de 2017, em Curitiba (PR).
A ABIA teve uma participação ativa no Comitê Científico que organizou o Congresso e foi representada por Veriano Terto Jr, vice-presidente. A instituição também fez parte de mesas, apresentou e-posters e fez palestras sobre temas relevantes no campo do HIV e da AIDS. Richard Parker, diretor-presidente da ABIA, por exemplo, falou sobre a “Pedagogia da Prevenção Combinada: Sexo Seguro como uma Prática Comunitária” na mesa redonda “Epidemia de HIV no Brasil: desafios e perspectivas”. Parker também palestrou sobre “Políticas de Acesso a Medicamentos no Brasil e no Mundo: A Dura Realidade que a Narrativa do Fim da AIDS Esconde”.
Já Veriano Terto Jr. falou sobre o tema “Prevenção do HIV, das ISTs e das hepatites virais na população de gays e outros HSHs: como ressignificar o preservativo masculino no contexto da prevenção combinada”. E Felipe de Carvalho, que representa a ABIA na coordenação do GTPI, fez apresentações em duas mesas: 1) sobre “Incorporação de tecnologias e seus impasses na resposta ao HIV no Brasil” e 2) sobre “Os desafios na incorporação de medicamentos”.
Os e-posters ficaram a cargo de Salvador Corrêa e Angélica Basthi, respectivamente, coordenador de treinamento e capacitação e coordenadora de comunicação da ABIA. Corrêa apresentou o E-pôster “Observatório Nacional de Políticas de AIDS” e Basthi sobre “A ABIA e o Observatório Nacional de Políticas de AIDS: uma experiência política no campo da comunicação”.
Ao longo de todo o Congresso, a instituição também praticou o monitoramento crítico das políticas brasileiras de resposta via uma agenda intensa de atos, lançamentos de publicações como “As políticas de acesso a medicamentos e os direitos humanos no Brasil e no mundo” e via a organização do “Simpósio 10 anos da Licença Compulsória do Efavirenz” que contou com a presença do ex-ministro da saúde José Gomes Temporão.
Além disso, na função de secretaria-executiva da ANAIDS, a ABIA – ao lado de outras organizações não governamentais – teve uma participação efetiva no stand da ANAIDS. Na ocasião, a ABIA distribuiu mais de 4 mil materiais, dentre publicações, poster, folhetos e DVDs.
A lista inclui materiais reproduzidos ou inéditos, tais como: “Juventude e homossexualidade”; “O fim da AIDS?”; “Pedagogia da Prevenção: reinventado a prevenção do HIV no século XXI”; “Prevenção combinada”; “Boletim ABIA A reinvenção da prevenção no século XXI”; pôster ABIA 30 ANOS; “Mitos vs Realidade: sobre a resposta brasileira à epidemia do HIV e AIDS em 2016”; “Produção local: GTPI”; “Prêmio GTPI”; “Análise do caso brasileiro GTPI”; “As políticas de acesso a medicamentos e os direitos humanos no Brasil e no mundo”; “3ª idade homossexualidade e prevenção do HIV” e os DVDs dos filmes “Máscaras” e “Jovens, cidadãos brasileiros e seus desafios”.
As ações coletivas (protestos, bolo e o casamento na foto em destaque) e o Jogo Teatral “Que preconceito você trouxe hoje?” – este último comandado por Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA – foram momentos marcantes ao longo do evento. Provocado por Almeida no Jogo Teatral numa das reflexões sobre sexualidade e HIV, um dos participantes protagonizou uma cena de nudez.
O material inédito (incluindo o vídeo da dinâmica teatral censurado pelo Facebook) e atos construídos coletivamente ou liderados pela ABIA durante o Congresso estão disponíveis nesta página para download ou visualização. Confira a seguir:
Apresentações em PDF
Pedagogia da Prevenção Combinada: Sexo Seguro como uma Prática Comunitária, por Richard Parker, diretor-presidente
Políticas do Acesso aos Medicamentos no Brasil e no Mundo: A Dura Realidade que a Narrativa do “Fim da AIDS” Esconde, por Richard Parker, diretor-presidente
Prevenção do HIV, das ISTs e das hepatites virais na população de gays e outros HSHs: como ressignificar o preservativo masculino no contexto da prevenção combinada, por Veriano Terto Jr., vice-presidente
Observatório Nacional de Políticas de AIDS, por Salvador Correa, coordenador de capacitação e treinamento
A ABIA e o Observatório Nacional de Políticas de AIDS: uma experiência política no campo da comunicação, por Angélica Basthi, coordenadora de comunicação
Incorporação de tecnologias e seus impasses na resposta ao HIV no Brasil, por Felipe Carvalho, que representa a ABIA na coordenação do GTPI
Os desafios na incorporação de medicamentos, por Felipe Carvalho, que representa a ABIA na coordenação do GTPI
Evento
Assista momentos marcantes do “Simpósio sobre os 10 Anos de Licença Compulsória do Efavirenz”
https://www.facebook.com/ABIAIDS/videos/582016788588695/
https://www.facebook.com/ABIAIDS/videos/582038691919838/
https://www.facebook.com/ABIAIDS/videos/582041501919557/
https://www.facebook.com/ABIAIDS/videos/582050318585342/
https://www.facebook.com/ABIAIDS/videos/582058731917834/
Oficina
“Jogo Teatral: Que preconceito você trouxe hoje?”, liderado por Vagner de Almeida, coordenador Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens
Atos coletivos
Ato de protesto durante a abertura do Congresso em Curitiba: assista o vídeo e leia reportagem
Bolo “Os 10 anos licença compulsória Efavirenz”
Casamento Anvisa & Interfarma
Ato de protesto durante discurso ministro da Saúde, Ricardo Barros
Publicação – lançamento
“As políticas de acesso a medicamentos e os direitos humanos no Brasil e no mundo” – inédito